Sobre o que é o ato de escrever ?
- Kibbutz Editorial
- 15 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

A Escrita é tão marcante que embora desde antes da sua invenção, contassemos histórias, inventamos mitos e lendas, só a partir dela é que fizemos HIstória.
Para diferentes escritores temos diferentes versões da que signitica o ato de escrever. Stephen KIng comentou que " Escrever não é sobre ganhar dinheiro, ficar famoso, conseguir encontros, transar ou fazer amigos. Escrever é magia, tal como é a água da vida ou qualquer outra arte criativa. Essa água é de graça, então beba-a".
O escritor Guimarães Rosa, comentou que “Quando escrevo, não penso na literatura: penso em capturar coisas vivas.” Para Guimarães Rosa escrever era " como um ato religioso.”
Já o poeta Carlos Drummond de Andrade sentenciou “Escrever é a arte de cortar palavras”.
O grande escritor brasileiro Graciliano Ramos, um adepto da arte de cortar palavras e atingir a excelência na escrita nos deixou uma brilhante lição:
"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa; a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”.
Comments